O mundo dos games desafiou a Blizzard nesta semana, surgindo uma discussão acalorada entre a comunidade de jogadores e Rod Fergusson, chefe de Diablo IV. Logo após um post defendendo seu jogo nas redes sociais, Fergusson recebeu um forte retorno negativo dos fãs, o que levantou questões sobre a aceitação do título e o futuro da franquia. Vamos explorar esse clima tenso e o que isso significa para os futuros lançamentos de ARPG.
A Declaração de Rod Fergusson
Rod Fergusson postou em seu Twitter uma reflexão que rapidamente se tornou um ponto de discórdia:
“Parece que o gênero ‘ARPG’ está começando a significar muitas coisas diferentes. Assim como ‘Souls-like’ e ‘Rogue-like’, eu me pergunto se poderíamos normalizar ‘Diablo-like’ para ARPGs que seguem a fórmula de Diablo…”
Embora a intenção de Fergusson fosse enaltecer Diablo e sua influência no gênero, suas palavras provocaram reações negativas. Em menos de um dia, sua postagem acumulara mais de 660 mil visualizações, mas também recebeu apenas cerca de 750 likes em comparação aos mais de 2 mil comentários, a maioria criticando sua abordagem.

Feels like the genre of "ARPG" is starting to mean a lot of different things. Much like "Souls-like" and "Rogue-like", I wonder if we could normalize "Diablo-like" for ARPGs that follow the Diablo formula...
— Rod Fergusson (@RodFergusson) November 22, 2024
O Que está Acontecendo com Diablo IV?
É inegável que Diablo IV enfrentou desafios desde seu lançamento, com sua popularidade decaindo gradualmente. Muitos jogadores expressaram descontentamento em plataformas sociais, levando a uma questionamento acerca do que define um verdadeiro jogo “Diablo-like”. Um comentário que se destacou entre os muitos foi:
“Como podemos normalizar o ‘Diablo-like’ se ninguém gosta de Diablo 4?”
Reações do Público e Desenvolvedores
As reações dos fãs não se limitaram apenas a críticas. Outros desenvolvedores também entraram na discussão. Thomas Mahler, chefe de No Rest for the Wicked, comentou sobre a posição de Fergusson, sugerindo que ele deveria focar em criar um produto de qualidade e deixar a definição de gêneros para a comunidade.


O Futuro dos Jogos “Diablo-Like”
Com a polarização que surgiu em torno da discussão de Rod Fergusson, fica a pergunta: qual será o futuro dos jogos que se propõem a seguir a fórmula de Diablo? O que se espera é que a Blizzard ouça o feedback de sua base de fãs e se concentre em melhorar a experiência do jogador, algo que os gamers sempre almejam.

A situação que envolveu Rod Fergusson e a comunidade de Diablo IV exemplifica a paixão que os jogadores têm por suas franquias. Ao mesmo tempo, levanta questões sobre a direção que os desenvolvedores devem tomar para estar em sintonia com seu público. A verdade é que a Blizzard precisa de ouvir a comunidade e incorporar esse feedback no futuro jogo. Você concorda com essa visão? Deixe sua opinião nos comentários e vamos conversar sobre o futuro dos jogos ARPG!
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Jornalista Workaholic
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Editora Freelancer de Fanzine B
Fã Nº1 de Agatha Christie & Maratonista Compulsiva.
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